São Paulo: 4 roteiros alternativos para explorar a cidade

no topo

São Paulo, a maior cidade do país, com cerca de 12,2 milhões de habitantes, é um turbilhão de “oportunidades” para quem a visita, seja durante o dia ou à noite, afinal, Sampa nunca dorme!

A correria, típica dos grandes centros urbanos, chega a dar um nó na cabeça de quem chega por aqui.

Por isso, criamos este conteúdo especial com 04 super roteiros alternativos para você descobrir redutos da natureza, ouvir histórias, degustar uma boa comida e ainda viajar no tempo; tudo isso em meio à agitada metrópole.

1. Beco do Batman

São Paulo é o berço de grandes artistas urbanos. Não à toa, a cidade é considerada uma das capitais do mundo da arte de rua, e o Beco do Batman é um dos principais locais para você apreciar este tipo de arte por aqui.

Os primeiros grafites estampados nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, popularmente chamadas de “Beco do Batman”, foram feitos na década de 80, criando ali, uma galeria de arte a céu aberto no coração da Vila Madalena,tradicional endereço da arte de rua, as paredes do local são completamente grafitadas com os mais variados desenhos, feitos em sua maioria por artistas renomados que deram ao local, antes abandonado, o status de ponto turístico da capital.

Se você ficou curioso para saber porque o local é chamado de Beco do Batman aí vai uma explicação: reza a lenda que na década de 80 um desenho do batman apareceu pintado em uma das paredes do beco da noite para o dia, tendo sido adotado este nome, até hoje, em referência ao primeiro desenho grafitado aqui.

O local costuma estar sempre cheio de visitantes, principalmente nos fins de semana. Nas duas ruas é permitido apenas o acesso de pedestres e ciclistas, o que torna a experiência do passeio bem próxima a estar, literalmente, em um museu.

Clique aqui e reserve antecipadamente seu passeio para conhecer o Beco do Batman com a Check Point Tours.

2. Trilha da Pedra da Quatinga

Pouca gente sabe mas é possível aventurar-se por trilhas em meio a mata, mesmo se você estiver viajando pela capital Paulista.

Partindo da Estação da Luz, o chamado Expresso Turístico levará você até Paranapiacaba, um pequeno vilarejo com aura inglesa localizado no Alto da Serra do Mar, Região Metropolitana de São Paulo.

Cercada pela Mata Atlântica, seis trilhas com diferentes níveis estão espalhadas pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, sendo a Trilha da Pedra da Quatinga uma das melhores para você aproveitar em sua visita ao vilarejo.

A trilha com nível considerado difícil, leva até o topo da Montanha do Itaguacira, com cerca de 1.200m, oferecendo uma visão sem igual de toda a Serra, do Centro de Mogi das Cruzes e também da Baixada Santista, com um incrível pôr do sol ao fundo que é de fazer brilhar os olhos.

Para os que não conhecem a trilha, e se voc6e for um viajante certamente este será o seu caso, passeios com guias locais garantem o passeio, que em geral ainda inclui passagem por outros pontos importantes da vila como a Estrada do Taquarussu e o Vilarejo de Taquarussu.

3. Tour Macabro em Paranapiacaba

Além dos atrativos naturais, Paranapiacaba oferece aos seus visitantes atrativos culturais que são verdadeiros espetáculos, alguns deles, digamos, do horror.

Não poderia haver lugar melhor para abrigar um tour macabro como esse: A vila histórica de Paranapiacaba, no distrito de Santo André, além de encantadora por sua vasta natureza, como já vimos por aqui, é considerada como um dos lugares mais assombrados de São Paulo.

Um hospital abandonado com sua densa neblina, cemitério arrepiante, e ruas de vielas escuras, guardam consigo fatos e lendas que viraram inspiração para esse tour que passa por vários locais “misteriosos” desse vilarejo. 

Esses passeios são realizados por guias locais que conhecem em detalhes cada uma dessas “histórias arrepiantes” e que no mínimo, garantirão uma boa dose de diversão em sua visita. 

4. Passeio ao Pico do Jaraguá – Parque Estadual do Jaraguá

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, localizado no Parque Estadual do Jaraguá, zona oeste da capital. 

Com 1.135 metros de altitude, o lugar oferece aos seus visitantes, além de uma visão espetacular de toda a região, com até 55 km de alcance, contato direto com natureza vasta e exuberante, ideal para dias tranquilos e sossegados.

Há apenas 35 km do centro da capital, o parque é um dos principais pontos de visitação para os amantes do ecoturismo, com destaque para os praticantes de Trekking que encontram aqui condições ideias para a prática desse esporte.

O passeio é perfeito também para a família: aqui você encontrará além de muito verde, quadras esportivas, playgrounds, um lago para deliciosos banhos refrescante e um grande espaço para piqueniques durante todo o dia.

A trilha que leva até o pico do Monte, chamada de Trilha do Pai Zé, possui um percurso de 3.600 metros e duração média 2h30, com alto grau de dificuldade.

Se a ideia for apenas apreciar a natureza, trilhas como a do Lago, Trilha do Silêncio e a Trilha da Bica estão à disposição.

Compartilhe:

Outras Postagens: