Escapadas de poucas horas de carro para lugares perto da nossa casa são ideais para aproveitar aquele fim de semana ou feriado prolongado. Principalmente agora, em que viagens para destinos mais distantes exigem ainda mais planejamento.
Para inspirar você nessa escolha, fizemos uma lista com 03 super destinos, acessíveis a poucos quilômetros de São Paulo, seja para você se reconectar com a natureza, aproveitar atividades recreativas ou esportes mais radicais, ou simplesmente curtir um dia de muito sossego e tranquilidade – fora de casa.
1 – Campos do Jordão
Localizada a cerca de 181 km de São Paulo, com a Serra da Mantiqueira fazendo as vezes dos Alpes Suíço, e arquitetura estilo enxaimel, que padroniza todas as construções da cidade, Campos do Jordão consagrou-se na cena turística como um destino de inverno.
A cidade é a que tem maior altitude no Brasil, cerca de 1.700 metros acima do nível do mar, dessa forma, as temperaturas amenas, inevitavelmente acabam por se tornar um excelente atrativo para os visitantes. Mas, há muito mais o que fazer por aqui do que simplesmente aproveitar o clima.
Passeios em Campos do Jordão
Há desde o clássico teleférico do Morro do Elefante, que, saindo da cidade, leva a um mirante no topo da montanha com a vista de toda a cidade, até o mais recente Parque Amantikir, um complexo de jardins temáticos que agregam 700 espécies de plantas originárias de vários países.
No tradicional bairro de Capivari, o calçadão reúne lojas, shoppings, bares e restaurantes, cuja especialidade quase sempre é o fondue. Já no Horto Florestal, super indicado para aqueles que querem mergulhar ainda mais na Serra da Mantiqueira, pode-se aproveitar trilhar autoguiadas, cachoeiras, lagos e atividades com tirolesa, arvorismo e aluguel de bike.
Quem curte passeios históricos e culturais não pode deixar de visitar o Museu Felícia, onde se encontram mais de 80 esculturas da artista plástica polonesa que dá nome ao local; o Palácio Boa Vista, construído com ares de castelo medieval, para ser a sede de inverno do Governo de São Paulo; e o Mosteiro São João, fundado em 1964 num bosque repleto de araucárias e ciprestes.
No entorno da cidade, a Gruta dos Criolos, o Pico do Imbiri e a emblemática Pedra do Baú, complementam o roteiro por lá.
Clique aqui e reserve antecipadamente seu passeio até Campos do Jordão com a Check Point Tours.
2 – Monte Verde
Outro destino serrano que encanta pelo charme da sua arquitetura (inspirada na cultura alemã) e belezas naturais abundantes é Monte Verde, distrito do município de Camaducaia, sul de Minas Gerais. O lugarejo é bastante procurado principalmente por casais, que encontram em seus charmosos hotéis com banheiras de hidromassagem, lareiras e o visual da montanha visto pela janela, o refúgio ideal para curtir dias tranquilos e super apaixonados.
Mas, da mesma forma que Campos do Jordão, há muito mais o que se aproveitar por lá. Tanto por casais, quanto por famílias e viajantes em em geral.
Passeios em Monte Verde
A florida Avenida Monte Verde é o point do lugar. Por lá, encontram-se excelentes restaurantes que embalam as refeições com música ao vivo, lojas de roupas e várias portinhas que revelam cafés e docerias. Mas não faltam outras opções pelo centro e ruas adjacentes.
No Alto da Serra, a cerca de 1.555 metros de altitude, o distrito é também um terreno fértil para atividades ao ar livre. Para começar, a Trilha da Pedra Redonda, que apesar de ser um pouco cansativa, compensa – e muito – com diversos mirantes ao longo do caminho que oferecem uma vista mais que privilegiada da Serra da Mantiqueira.
Do alto, o momento mais esperado: uma incrível paisagem formada por uma cadeia de montanhas onde avista-se São Paulo de um lado e Minas Gerais do outro. A Fazenda Radical, como o próprio nome já diz, é super indicada para aqueles que curtem passeios com adrenalina. A Mega Tirolesa é o principal atrativo do local: duas tirolesas que, somadas, formam um inacreditável percurso de mil metros de extensão e 75 metros de altura.
As crianças menores contam com uma versão mini de dez metros de altura e 80 de comprimento. Afora isso, há ainda atividades como arvorismo, parede de escalada, arco e flecha e passeios de quadriciclo em trilhas pelos bosques.Já na Fazenda Esperança, os passeios são bem mais tranquilos e as crianças podem ver cavalos, porcos e outros bichos. Há um restaurante no local onde é possível saborear a irresistível comida caipira feita no fogão a lenha. Depois disso, caminhe até o riacho para um momento de contemplação da natureza.
3 – Brotas
Conhecida como Capital paulista da aventura, Brotas ganhou destaque nacional por ser um dos melhores destinos para a prática do turismo de aventura.
Cercada por mais de 20 cachoeiras formadas pelo caudaloso Rio Jacaré Pepira, a pequena cidade rural recebe primordialmente visitantes ávidos por praticar bóia-cross, canyoning e principalmente, o rafting. Aliás, boa parte da estrutura turística de Brotas, formada por empresas especializadas nesses esporte, bem como hotéis e pousadas, surgiram para atender principalmente a essa turma.
Mas isso não quer dizer que os dias por lá precisam ser dentro d’água. Outras atividades como caminhadas, cavalgadas, arvorismo tirolesa e quadriciclo ajudam a preencher a agenda. Boa parte dessas atrações está reunida nos ecoparques – espaços privados que rendem um dia inteiro de diversão.
Passeios em Brotas
Um deles é o Recanto das Cachoeiras, onde é possível aproveitar uma trilha com cerca de dois quilômetros recortada por cascatas e mirantes. O caminho é bem sinalizado, com calçamento de pedra e corrimão em vários pontos.
Depois de 1.200 metros de caminhada surge a Cachoeira Roseira, com uma majestosa queda de 55 metros. Mais a frente, depois de seguir por mais 800 metros, a Cachoeira Santo Antônio, com 20 metros, é parada obrigatória para um banho vigoroso.
A Cavalgada da Furna é outro passeio que certamente deve está incluso ao roteiro. Nela, você percorrerá um circuito de duas horas e meia pela Serra de Brotas, com direto a cruzar o Rio Jacaré Pepira e fazer uma parada na Cachoeira das Lebres. Há ainda circuitos de arvorismo, travessia de corda e jogos de rede.
Por fim, pode-se aproveitar ainda outros atrativos como piscina com borda infinita, bar molhado, hidromassagem ao livre, bem como uma mini fazenda e claro, a belíssima paisagem do Vale de Brotas.
Ademais, o Parque Viva Brotas oferece um atrativo curioso: a Suberbike, uma bicicleta adaptada presa a cabos de aço a 70 metros de altura, que percorre um trajeto de 300 metros de extensão.
Clique aqui e solicite uma cotação de passeio bate e volta até Brotas com a Check Point Tours.