Parques em São Paulo: 10 dicas para curtir a natureza na capital paulista

no topo
Parques em São Paulo

São Paulo é uma cidade em constante movimento e com uma agitação que nunca para, mas nem por isso deixa de oferecer opções incríveis para quem deseja relaxar e se conectar com a natureza. Neste post, vamos apresentar 10 opções de parques em São Paulo que oferecem um refúgio para aqueles que desejam se desconectar do caos urbano e desfrutar de momentos de tranquilidade e lazer ao ar livre. São locais que proporcionam diversas atividades para todas as idades e gostos, além de serem um convite para conhecer mais sobre a flora e fauna da cidade.

Mapas dos Parques em São Paulo

1. Parque Ibirapuera

Parques em São Paulo: Parque Ibirapuera
Parques em São Paulo: Parque Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é certamente um dos mais famosos parques em São Paulo. Com uma área de 1,6 km², o parque atrai milhares de pessoas todos os anos por causa das suas diversas atrações. Além de exposições, shows e feiras, o parque também é um lugar muito procurado para quem gosta de correr, andar de skate, patins, bicicleta (é possível alugar) e praticar outros esportes ao ar livre. Além da área verde, o parque abriga atrações culturais, como o MAM (Museu de Arte Moderna) e o Museu Afro Brasil, além do famoso Planetário Ibirapuera e uma maravilha da arquitetura, a Oca Ibirapuera, projetada por Oscar Niemeyer. É um excelente lugar para quem deseja se divertir e apreciar a natureza.

2. Parque Ecológico do Tietê

Parque Tietê. Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Localizado na zona leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê foi inaugurado em 1982 e ocupa uma vasta área de proteção ambiental, na várzea do rio homônimo. Com cerca de 300 mil visitantes por mês, o parque oferece diversas atividades esportivas, culturais e recreativas para o público. Entre as principais atrações estão o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, a biblioteca e o Centro de Recepção de Animais Silvestres. O parque funciona das 8h às 17h e é certamente um excelente lugar para quem deseja aprender mais sobre a natureza e se divertir ao mesmo tempo.

3. Parque da Água Branca

Parque da Água Branca. Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

O Parque da Água Branca é um local agradável para quem busca praticar esportes, meditar ou simplesmente passar momentos de lazer em família. Localizado na famosa Avenida Francisco Matarazzo, na Barra Funda, o parque conta com diversas áreas de lazer, incluindo parquinho, espaço de leitura e pavilhões de eventos.

4. Parque Villa-Lobos

Pôr do Sol no Parque Villa-Lobos
Pôr do Sol no Parque Villa-Lobos

Com uma área de 700 mil metros quadrados, o Parque Villa-Lobos é um ótimo lugar para desfrutar da natureza na cidade. Ele oferece uma ótima estrutura, com diversas quadras esportivas, espaço para corrida e caminhada, um belo orquidário e uma biblioteca. É também um ótimo lugar para levar as crianças, pois oferece parquinhos e áreas específicas para os pequenos. As ciclovias estão espalhadas por todo o parque, tornando-o uma opção ideal para um passeio de bicicleta ou uma pequena trilha.

Além disso, há uma área pet no parque com vários brinquedos para cachorro, o que o torna uma excelente opção para os amantes de animais. A arborização do local é outro ponto alto, tornando-o um exemplo de renovação de espaço e arborização urbana. O parque Villa-Lobos é um ótimo lugar para desfrutar da natureza na cidade.

5. Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo. Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Localizado na zona sul de São Paulo, o Jardim Botânico é um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza. Com uma área de 143 hectares, o espaço abriga diversas espécies vegetais, além do renomado Instituto de Botânica, que possui uma biblioteca com mais de 6 mil livros sobre botânica e um Museu Botânico com amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos das plantas e exemplares do ecossistema local.

Uma das atrações mais famosas do Jardim Botânico são as estufas que abrigam plantas da Mata Atlântica, proporcionando uma verdadeira imersão na biodiversidade da região. Além disso, o Jardim de Lineu, o marco das nascentes do Ipiranga e o portão histórico também são atrativos imperdíveis.

O valor do ingresso é acessível, a partir de R$5, e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. Com tantas atrações e riquezas naturais, o Jardim Botânico de São Paulo é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de passeios pela cidade.

6. Parque Trianon

Trilhas no Parque Trianon, em São Paulo
Inaugurado em 1892, esse parque possui uma vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica.

O Jardim Trianon é um parque localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Ele conta com uma área verde de 48 mil m², abrigando diversas espécies vegetais e animais. É um local tranquilo e ideal para relaxar em meio à agitação da cidade. O horário de funcionamento é das 6h às 18h e a entrada é gratuita.

Leia também:
6 Cidades turísticas em São Paulo para conhecer e fugir da rotina

7. Parque Burle Max

Parques em São Paulo: pessoas caminhando no Parque Burle Max
Parque Burle Marx. Foto: Áreas Verdes de São Paulo

O Parque Burle Marx está localizado na zona oeste de São Paulo e é um verdadeiro oásis verde em meio à cidade. O local conta com diversas trilhas, lagos e jardins com espécies da flora brasileira e estrangeira, e uma das atrações mais interessantes é o acervo paisagístico, que inclui um jardim japonês e um jardim sensorial. O parque também conta com uma área de eventos, onde são realizadas exposições, shows e festivais, além de um espaço para prática de esportes como futebol, vôlei e basquete.

8. Parque da Aclimação

Parque da Aclimação. Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Localizado na região sul da cidade , o Parque da Aclimação é uma área tradicional inaugurada em 1939. O espaço é frequentado por esportistas, famílias e grupos de amigos para piquenique na beira do lago. O parque também possui uma concha acústica, jardim japonês, quadras e pista para corrida, além de ser pet friendly. O horário de funcionamento é das 6h às 20h e o acesso é gratuito.

9. Jardim da Luz

Situado na região central de São Paulo, o Jardim da Luz é o parque público mais antigo da cidade. Localizado em frente à estação de trem/metrô de mesmo nome e próximo de lugares importantes, como o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca, é um lugar agradável para descansar durante o dia. O parque possui áreas de convivência, playground, bosques, equipamentos para ginástica e um lago.

10. Parque da Independência

Parques em São Paulo: Parque da Independência.
Parques em São Paulo: Parque da Independência.

Por fim, localizado na região do Ipiranga, o Parque da Independência é uma importante área verde e patrimônio histórico cultural brasileiro. Foi lá que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, tornando o local ainda mais significativo. O parque possui diversas atrações, como o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, além de ser um ótimo lugar para atividades ao ar livre. O parque funciona todos os dias, das 5h às 21h.


Com os City Tours privativos da Check Point Tours, você pode explorar a cidade de São Paulo de uma forma única e exclusiva, com um guia especializado que o levará aos melhores lugares da capital paulista. Não importa se você está interessado em parques, museus, gastronomia ou cultura, temos opções de tours para atender às suas necessidades e expectativas.

Então, se você está planejando visitar a cidade e deseja conhecer os seus atrativos, entre em contato conosco e agendar um dos nossos City Tours privativos. Estamos ansiosos para ajudá-lo a descobrir os tesouros escondidos da cidade de São Paulo. Acesse nosso site e conheça nossos tours ou fale conosco pelo WhatsApp.

Compartilhe:

Outras Postagens: