Feiras

FEIRAS

Opções gastronômicas e de compras em São Paulo não faltam! Têm de tudo, para todos os gostos e bolsos, à disposição dos moradores e visitantes nos mais variados bairros paulistanos.

As feirinhas de artesanato e/ou antiguidades que ocorrem na cidade são points certeiros para encontrar quadros, objetos raros, roupas, bijuterias e peças decorativas, geralmente exclusivas. Além disso, são ótimas opções de passeios inusitados e tranquilos, para ir sozinho, com os amigos ou em família. Espalhadas por diversas regiões, praticamente todos os dias tem alguma delas acontecendo. E, o melhor de tudo: a maioria acontece ao ar livre!

Além das tradicionais feirinhas de artesanato e/ou antiguidades, a capital paulista conta com uma nova mania, já disseminada entre os paulistanos: as feirinhas gastronômicas. Na onda dos food trucks, alguns empresários do ramo decidiram se reunir em pontos específicos da cidade, em dias pré-definidos, para oferecer seus quitutes e delícias, desde fast foods a alimentos naturais e orgânicos, a preços camaradas e num clima de total descontração. Lugares alternativos e modernos, ideais para matar aquela fome que bate depois de encher as sacolas e esvaziar a carteira!

Abaixo, algumas das mais famosas e movimentadas feirinhas de São Paulo. Escolha as suas, boas compras e bom apetite!

FEIRAS DE ARTES, ARTESANATO E ANTIGUIDADES

A feira de antiguidades do vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, é muito tradicional. Reúne colecionadores e recebe pessoas à procura de raridades, quadros, esculturas, luminárias, candelabros, moedas antigas e objetos para a casa.

Onde fica? Avenida Paulista, 1.700, em frente ao Parque Siqueira Campos/Trianon (metrô Trianon/MASP).

Funcionamento:  Domingos, das 9h às 17h.

Feira do Masp. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

Após o Tour pela região você pode deixar a bike e caminhar até a frente do Parque Trianon onde, aos domingos, acontece uma Feira de Artes e Artesanato. Inclusive há barracas gastronômicas por lá. Dá para aproveitar a pausa e fazer uma “boquinha”!

FEIRA DA PRAÇA DA REPÚBLICA

Na República, as principais atrações são as pinturas e os desenhos. Muitos artistas locais fazem suas obras ali mesmo. Há também enfeites e bonecas feitos artesanalmente, roupas, bijuterias e outros artigos. Outra grande atração é a comida. Churrascos, doces e empanadas chilenas são os mais procurados.

Onde fica?  Praça da República (ao lado do metrô República).

Funcionamento: Sábados e domingos, das 9h às 17h.

Feira da República. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

A mais badalada das feiras, no entanto, é a da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Frequentada por um público diverso – inclusive artistas e designers – tem cerca de 300 vendedores que comercializam artigos de decoração e antiguidades, além de itens como discos de vinil (LPs), louças e móveis rústicos.

Onde fica? Praça Benedito Calixto, 112 (Pinheiros – estações de metrô mais próximas: Clínicas e Sumaré).

Funcionamento:Sábados, das 8h às 19h.

Feira da República. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

Já a feira da Liberdade, realizada na praça e bairro de mesmo nome, é rica em culinária e artesanato nipônicos. Acontece há cerca de 30 anos e conta com mais de 200 barracas que oferecem desde bijuterias, até luminárias japonesas, bonsais, peixes de aquário e quinquilharias em geral, a maioria oriental. As barracas de yakissoba e tempurá também são sempre muito procuradas.

Onde fica? Praça da Liberdade, s/n (metrô Liberdade).

Funcionamento: Sábados e domingos, das 9h às 18h.

Feira da Liberdade. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.

O grande destaque dessa feira é a qualidade dos produtos expostos nas barracas amarelas: objetos de decoração, artigos em couro, bijuterias, mosaico, abajur, roupas para cachorro, artesanato em madeira, bisqui, bordados, pinturas em telas e quadros, sabonetes, pedras, crochês, marchetaria, além das barracas de comidas típicas, como yakissoba, tempurá, pastel e bolinho de bacalhau.

Onde fica? Praça Santa Rita de Cássia, s/nº (no cruzamento da Rua das Rosas com Av. Senador Casemiro da Rocha) – Mirandópolis

Funcionamento:Sábado, das 9h às 16h.

A feira abriga barraquinhas com artesanatos, bijuterias, artigos em madeira, artes plásticas, doces e salgados.

Onde fica? Praça Nossa Senhora Aparecida (entre as avenidas Ibirapuera, Moema, Iraé e Divino Salvador) –  Ibirapuera.

Funcionamento: Quarta, sexta e domingo, das 9h às 17h.

MERCADO POP

O Mercado Pop é um espaço multicultural permanente e itinerante com características alternativas ligadas a apresentação de novos talentos e novas tendências nas áreas de moda, arte, design e música. Famoso por unir estilistas, artesãos e artistas em um mesmo espaço, o local abre agora as portas para a gastronomia, sob o mesmo ideal de fornecer as bases para novos talentos estabelecerem seu trabalho na cena paulistana. É por isso que, todos os sábados, das 11h às 19h, desde o dia 3 de maio, o Mercado Pop recebe em seu subsolo chefs das mais variadas tendências para mostrar seu trabalho autoral com preços acessíveis.

Onde fica? Rua Teodoro Sampaio, 1041 – Pinheiros.

Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábados, das 10h às 19h30.

FEIRARTE DO ARTESANATO

Expositores vendem objetos feitos de rede, colchas de seda, canecas, bonecos de pano, brinquedos de madeira, roupas etc. Tem barracas de alimentação de comidas orientais, pastéis, comida italiana, lanches naturais e doces. A feira reúne arte e gastronomia e funciona na Rua dos Patriotas em frente a uma das entradas do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência. Uma boa oportunidade para comer e comprar bonecas de pano, camisetas personalizadas, chinelos, bijuterias e muito mais!

Onde fica? Rua dos Patriotas, entre a Rua Bom Pastor e a Av. Nazaré.

Funcionamento:Domingos, das 10h às 17h30.

Compartilhe:

Post mais lidos​: