Aniversário de São Paulo: o que fazer neste feriado especial

no topo
Vista da Ponte Estaiada em São Paulo, capital.
Vista da Ponte Estaiada em São Paulo, capital.

São Paulo está prestes a comemorar seus 470 anos, e a cidade prepara-se para oferecer uma ampla variedade de eventos e atrações para celebrar essa data especial.

Se você está em busca de planos para aproveitar o feriado, reunimos aqui uma seleção de sete atividades incríveis para curtir o dia em grande estilo. Desde exposições culturais até apresentações musicais, há opções para todos os gostos e idades.

Descubra como tornar o aniversário de São Paulo ainda mais memorável explorando as sugestões que preparamos para você!

1. Museu da Língua Portuguesa

Fachada do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
Museu da Língua Portuguesa, São Paulo. Foto: Ana Mello

Com entrada gratuita no próximo dia 25, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá brincadeiras, jogos lúdicos, karaokê ambulante, oficinas e apresentações artísticas.

Essas atividades dialogam com o tema da atual mostra temporária, “Essa nossa canção”, exposição que apresenta a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira.

Destaque para o espetáculo “Circo do Fubanguinho” pela Trupe da Lona Preta às 11h. Às 12h, a Caravana Lúdica apresenta “Jogos Tradicionais do Mundo”, uma experiência que revelará jogos de diferentes épocas e partes do mundo.

Duas visitas mediadas também estão programadas: “Quem civiliza quem?” às 10h e 13h, e “Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo” às 11h e 15h.

Museu da Língua Portuguesa — Praça da Luz, s/n.º — Centro Histórico de São Paulo Entrada Gratuita em 25/1 – das 9h às 18h, com entrada permitida até às 16h30.

2. Casa Museu Ema Klabin

Casa Museu Ema Klabin
Casa Museu Ema Klabin conta com uma coleção que abrange 35 séculos de arte e cultura. Foto: Nelson Kon.

Na Casa Museu Ema Klabin, a programação especial para celebrar o aniversário de São Paulo inclui uma Caminhada Fotográfica pelo bairro do Jardim Europa.

A ideia é que os participantes registrem as características marcantes desse tradicional bairro e sua influência no desenvolvimento da cidade. Não se esqueça de trazer sua câmera, que pode ser a do celular. A atividade é aberta a partir dos 12 anos.

Além disso, aproveite para visitar a residência onde Ema Klabin viveu de 1961 a 1994. Esta casa museu é uma das poucas no Brasil com ambientes preservados, apresentando uma rica coleção de arte. Destaques incluem obras de Marc Chagall e Frans Post, além de pinturas modernas brasileiras, artes decorativas e peças arqueológicas. 

Casa Museu Ema Klabin — Rua Portugal, 43 – Jardim Europa Entrada Franca

3. Solar Fábio Prado

No dia 25 de janeiro, às 11h, o Solar Fábio Prado será palco para o quarteto “Fios de Choro” em uma apresentação envolvente. O evento traz obras autorais que destacam toda a força, alegria e poder da música brasileira. Uma oportunidade imperdível para celebrar o aniversário de São Paulo com boa música e cultura.

Solar Fábio Prado — Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano Entrada Gratuita

4. Museu das Culturas Indígenas

Quem visitar o Museu das Culturas Indígenas poderá conhecer e brincar Ninmangwá Djagwareté, também conhecido como “brincadeira da onça”.

Este tabuleiro, com 15 peças representando cachorros e uma onça, é uma tradição que simboliza resistência para os povos indígenas da Abya Yala (América). A onça-pintada, peça central, representa uma “irmã” que luta e ensina o caminho de sobrevivência.

Além disso, as 10h às 12h, você também participar da atividade Topônimos, explorando os significados dos nomes indígenas de lugares em São Paulo.

Museu das Culturas Indígenas – Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca Entrada gratuita no dia 25/1 – Para participar é preciso retirar gratuitamente o ingresso no site do evento.

5. Museu Catavento

Fachada do Museu Catavento, em São Paulo (SP)
Fachada do Museu Catavento, em São Paulo (SP). Foto: Divulgação

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, o Museu Catavento realiza a oficina especial de Light Painting, uma técnica fotográfica fascinante que consiste em usar uma fonte de luz para desenhar cenas durante uma exposição prolongada, resultando em imagens únicas e surpreendentes.

Escolha o horário que mais se encaixa na sua agenda: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h ou 16h.

Além disso, aproveite um espetáculo de mágica, participe de oficinas de mini terrário e paleontologia, divirta-se com a atividade “Química em Show”.

Museu Catavento – Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n Ingressos R$ 18 (inteira) R$ 9 (meia)

6. Casa Guilherme de Almeida

Fachada da Casa Guilherme de Almeida, São Paulo (SP)
Fachada da Casa Guilherme de Almeida, São Paulo (SP). Foto: Elias Gomes

A Casa Guilherme de Almeida preparou uma oficina especial de pintura com tintas naturais, voltada para crianças de até 3 anos, acompanhadas de seus adultos responsáveis. A proposta vai além da pintura, buscando estimular a sociabilização e a sensibilização para o espaço museológico. 

Casa Guilherme de Almeida – R. Macapá, 187 – Perdizes Grátis

7. Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Por fim, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano prepara um vibrante “Tributo à Rita Lee,” coordenado pela talentosa cantora Eve da Mata.

O evento acontece das 13h30 às 14h30, trazendo um repertório abrangente que contempla diversas canções da eterna rainha do rock brasileiro. A celebração musical é gratuita e aberta a todos.

Além disso, a Oficina oferece a envolvente atividade “Carimbando São Paulo – estamparia manual em E.V.A”. Coordenada pela artesã Mayara Sabino, a atividade permite que os participantes, com mais de 7 anos, realizem manualmente a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade da cidade.

A atividade ocorre em dois horários, das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10, com 12 vagas por turma, inscrições por ordem de chegada.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia Grátis

Dica Bônus: City Tour privativo com a CPT

Além das atrações destacadas, aqui vai uma Dica Bônus para quem deseja explorar São Paulo de maneira exclusiva e confortável. O City Tour privativo da Check Point Tours oferece uma experiência personalizada, levando você pelos principais pontos turísticos da cidade com conforto e segurança.

Com um itinerário flexível e guias especializados, essa opção é ideal para quem busca uma jornada turística única, com a comodidade de explorar os atrativos mais icônicos de São Paulo de maneira privativa.

Aproveite o aniversário da cidade de uma forma especial com essa sugestão adicional! Confira os roteiros disponíveis e solicite uma cotação aqui. 

Compartilhe:

Outras Postagens: