São Paulo é notadamente conhecida por ser o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil. No entanto, a Terra da Garoa, como é conhecida, vai muito além dos modernos arranha–céus que abrigam empresas do mundo todo, surpreendendo seus visitantes com um verdadeiro turbilhão de atrativos turísticos que, no primeiro momento, pode até dar um nó na cabeça do turista. Afinal, são tantas coisas pra ver e fazer na capital paulista que é de fato, difícil saber por onde começar.
Para ajudá-lo a desbravar a cidade, preparamos este artigo com 7 atrativos considerados imperdíveis para curtir em São Paulo. Tem dica de passeio ao ar livre, pontos turísticos e também programas culturais. Imperdível.
E se você precisa de um serviço de traslado para levá-lo do aeroporto de Guarulhos ou Campinas até o seu hotel em São Paulo, pode contar com os serviços da Check Point Tours, um receptivo com mais de 20 anos de experiência com serviços personalizados e de excelente qualidade.
Clique aqui e realize agora mesmo uma cotação.
7 passeios imperdíveis para curtir em São Paulo
Confira nossa lista com 7 passeios imperdíveis para você curtir em São Paulo, a ‘Terra da Garoa’.
1. Parque Ibirapuera
O Parque mais visitado da América do Sul é também um dos locais prediletos dos paulistanos. E obviamente, não dá para pensar em o que fazer em São Paulo sem incluí-lo na lista. O Ibirapuera encanta pela ampla área verde, espaços bem cuidados e grande número de atrações, que por sinal, dificilmente você conseguirá visitar num único dia.
Atrativos importantes como o Museu de Arte Moderna (MAM), o surpreendente Museu Afro Brasil, a Fundação Bienal e o Auditório Ibirapuera estão localizados aqui.
Também vale a pena passar pela Oca, obra de Oscar Niemeyer, e no Planetário Prof. Aristóteles Orsini, recentemente reaberto à população.
A entrada do parque é gratuita e ele abre diariamente. Algumas atrações cobram ingresso.
2. Catedral da Sé
Outro marco de São Paulo é a Catedral Metropolitana, conhecida também como Catedral da Sé. Situada no coração da cidade, a catedral tem torres de 92m de altura e esculturas lindíssimas, além de vitrais, mosaicos, obras de arte sacra e um grande órgão, considerado o maior da América do Sul.
A imponente construção marca o centro da cidade e o marco zero de São Paulo, uma escultura de pedra decorada com o nome de outros estados, que oficialmente inicia todas as medições de distância, em quilômetros.
A catedral fica aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 13h.
3. Pateo do Collegio
Construído inicialmente para abrigar uma escola de padres jesuítas que se reuniam em busca da catequização dos povos indígenas, o Pateo do Collegio marca o ponto onde nasceu a cidade de São Paulo, em meados de 1554. No local do antigo prédio, que já teve várias funções, hoje está instalado o complexo formado pela Igreja São José de Anchieta, Museu Anchieta, Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, Biblioteca Padre Antônio Vieira e o Café do Pateo. É uma
O Pateo do Collegio funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h45; sábado e domingo, das 9h às 16h30.
4. Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo está entre os melhores espaços destinados à arte na cidade e um dos lugares mais bonitos de SP. O prédio do século XIX, todo em tijolo aparente, merece a vista independente das obras em exposição e certamente, deve estar incluso no seu roteiro de passeios pela capital.
No local estão expostas obras de artistas como Portinari e Anita Malfatti, além de belíssimas esculturas de Rodin. Aproveite para tomar um café na varanda da lanchonete dentro da Pinacoteca, que oferece um visual único do Parque da Luz, um bonito e denso jardim.
5. Beco do Batman
Outro ponto de destaque na capital paulista para os amantes das artes, principalmente de arte urbana, como o grafite, é o Beco do Batman, um Museu à céu aberto situado na Vila Madalena, considerado um dos mais tradicionais bairros de São Paulo.
Entre vielas e travessas, o local expõe trabalhos icônicos de artistas como Eduardo Kobra e do grupo Tupinãodá, e certamente renderá belos cliques para o seu feed do Instagram. Arte de graça e acessível a todos.
Prefira visitar essa atração nos dias de semana. Aos sábados e domingos, cada cantinho de grafite é disputadíssimo pelos turistas.
Aproveite a visita para fazer compras nos vários antiquários e brechós situados no entorno, além de curtir os vários botecos que fazem a fama de “boêmio” da Vila Madalena.
6. Museu da Língua Portuguesa
Após seis anos fechado, depois de sofrer um grande incêndio e ter todo o acervo destruído, o Museu da Língua Portuguesa abre novamente as portas para os visitantes. Com isso, uma visita ao local é praticamente obrigatória, mesmo para quem já tenha estado por lá anos atrás. O Museu renasceu das cinzas e voltou com exposições interativas e reformuladas. O Beco das Palavras e a Praça da Língua, duas das experiências mais queridas do público, foram mantidas – e renovadas com nova tecnologia. Imperdível!
7. Museu de Arte de São Paulo
O atrativo mais ‘basicão’ de São Paulo oferece um dos melhores acervos de arte no país. Em plena Avenida Paulista, conta com milhares de obras importantes de artistas renomados e faz jus a sua fama internacional. Em uma visita ao museu, você encontrará desde a arte clássica renascentista europeia até exposições modernas da atualidade. A parte tradicional das exposições fica no 1º e 2º andar do museu, já a área de exposições contemporâneas, no 1º e 2º subsolo.
O MASP tem entrada gratuita às terças–feiras e também na primeira quarta-feira do mês, nos outros dias o ingresso tem custa de R$ 45 (inteira e R$ 22 (meia).